A língua portuguesa na construção de sentido: do diálogo à escrita.

Cintia Castro - A LÍNGUA PORTUGUESA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: DO DIÁLOGO À ESCRITA

A escrita de relatórios na educação infantil como produção de avaliação processual e documentação pedagógica deve ser feita ao longo de todo o ano, evidenciando as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças. Mas como transpor da oralidade à escrita as observações e o avanço da aprendizagem?

A LÍNGUA PORTUGUESA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

A escrita desse importante instrumento exige uma atenção especial do professor quanto ao registro do desenvolvimento e as intervenções dos professores que auxiliaram a criança para que pudesse ir de um ponto a outro. Esse registro de percurso não pode se restringir a uma coleção de adjetivos e advérbios.

Nossa proposta é apresentar nessa formação as ferramentas de escrita que auxiliarão as equipes. É fundamental que a língua escrita seja capaz de traduzir por meio dos relatórios a avaliação na Educação Infantil e aprimoramento da aprendizagem da criança.

Portfólios, relatórios, pareceres, enfim, quaisquer que sejam os instrumentos avaliativos utilizados, devem ser produzidos.

A LÍNGUA PORTUGUESA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

Comments are closed

Castro Assessoria